Contexto organizacional

A Ceres – Fundação de Previdência é uma entidade fechada de previdência complementar (EFPC), sem fins lucrativos, multipatrocinada e gestora de multiplanos previdenciários, com sede na cidade de Brasília, Distrito Federal.

É constituída sob a forma de Fundação e tem por objetivo a gestão de planos de benefícios de caráter previdenciário aos empregados de oito patrocinadores alcançando quase 22,5 mil participantes e assistidos.

Segue princípios e práticas da boa governança corporativa, controles internos e políticas específicas, buscando assegurar proteção previdenciária aos participantes e suas famílias, com qualidade, ética e transparência. Os membros dos órgãos estatutários e os funcionários são profissionais capacitados, experientes e dedicados, que praticam e prezam atributos calcados no profissionalismo, espírito de equipe, empreendedorismo e comprometimento. As práticas de governança fundamentam-se nos princípios da transparência, equidade, prestação de contas, cumprimento das leis e ética.

Em 2022, quando a Ceres completou 44 anos, os planos administrados pela Fundação contavam com 22.514 associados, sendo 12.880 (57%) participantes e 9.634 assistidos (43%). Todos os benefícios previstos em todos os planos de previdência foram honrados, com pagamento de aposentadorias complementares no valor de R$ 527 milhões.

Nos últimos 20 anos (Gráfico 1), a Fundação Ceres já pagou aproximadamente R$ 4,7 bilhões em benefícios.

Gráfico 1: Evolução do montante pago em benefícios (2003 – 2022)

Atualmente, são administrados pela Ceres 18 (dezoito) planos de benefícios, a saber:

Quadro 1: Plano de benefícios administrados em 2022.